quinta-feira, 13 de outubro de 2011

FILMES: O INFORMANTE

Em 1994, o ex-executivo da indústria do tabaco, Jeffrey Wigand, deu entrevista bombástica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. O que ele dizia? Apenas a verdade, que as empresa de cigarro onde ele trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Todavia, a CBS na hora recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais.
Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

O Informante mostra a coragem de um homem ao lutar contra uma grande corporação, mesmo que isso lhe custe sua família e liberdade. 
Como é angustiante ver através da coragem de Jeffrey Wigand dizer a verdade. Sua vida vai, aos poucos, desmoronando. Nessa luta, ele perde sua família (sua esposa vai embora com as filhas), sua casa, e sua liberdade, já que cada passo seu é vigiado pelos espiões da Brown & Williamson, a tal empresa contra a qual ele luta.
Juntando essa história tensa, com uma trilha idem e uma fotografia incrível (que colabora ainda mais para a tensão do filme), O Informante chega ao limite do sufocante, deixando o espectador grudado na cadeira à cada minuto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário