segunda-feira, 26 de março de 2012

O CHATO DO POLITICAMENTE CORRETO

 


  Creio que ultimamente nada tem sido mais chato do que o tal politicamente correto, como se todas as pessoas fossem prefeitinhas dentro de um mundo perfeitinho, como se não houvesse mais senso crítico e noção do que é certo ou errado, é preciso ter alguém ali para nos dizer isso. Será que estamos institucionalizando sem querer uma moral fascista? Uma volta de uma inquisição?
  Deparei com a notícia do site da Revista Cult que uma ong, chamada Gherush92 quer banir “A Divina Comédia” de Dante Alighiere (1265-1321) das escolas italianas. Eles alegam que Dante, divulga um conteúdo ofensivo e discriminatório que seria passado sem filtragem aos estudantes.
Segundo a ONG, a obra ofende homossexuais, muçulmanos e judeus por apresentar Maomé como líder de um cisma religioso e, o islamismo, como  uma heresia. Dentre outras características condenadas em Dante, está a punição severa àqueles que “mantêm relações sexuais contra a natureza”, separados no Purgatório entre os que “dão” e os que “recebem”.
A organização aponta que o conteúdo abordado na obra divulga acusações falsas que comprometem os avanços da luta contra o racismo e a discriminação. Então eles acham mais certo censurar uma obra do século XIV!.
A Divina Comédia, considerada a maior obra da literatura italiana e uma das principais referências da literatura ocidental, provavelmente foi escrita por volta de 1307 e concluída pouco antes da morte do autor, como se estima.
Agora é assim? Hoje censuram os livros e amanhã o que farão? Queimá-los? Agiremos da mesma forma como os nazistas que queimavam livros que consideravam impróprios para a formação de um estado ariano? As pessoas será que não sabem julgar que a obra de Dante é uma obra escrita na Idade Média, com o pensamento da época. A função dos educadores é justamente fazer com que os alunos tenham contato com essas obras e que desenvolva um parâmetro sobre as mudanças na sociedade ao longo de mais de 700 anos.
Não é com censura que se chega a algum lugar, vamos parar com esse falso moralismo, esse politicamente correto que quer que as pessoas pensem e ajam de uma maneira tal e se comportem de acordo com que alguém ache certo.
Deixem Dante em paz, e deixem a gente pensar em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário