segunda-feira, 2 de julho de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O CINEMA?

Incrível como na medida que você vai lendo sobre cinema, mais coisas há por desvendar, depois de um período de total liberdade de criação, a década de 80 foi marcada pela imposição do mercado, as produtoras começaram a se interessar somente em filmes que dariam retorno certo financeiramente, e tudo mudou..para pior. As mudanças no mercado têm colaborado para restringir a liberdade criativa do cinema.
Na verdade foi a partir do meio da década de 70 que os mandões de Hollywood começaram a usar testes com público e pesquisas para decidir como fazer filmes (quem quiser se aprofundar no tema, sugiro ler “Como a Geração Sexo, Drogas e Rock’n’Roll Salvou Hollywood”, de Peter Biskind).
E não podemos esquecer o que viria mudar radicalmente o mercado, o vídeo cassete, filmes prontos para que a pessoa pudesse comprar. Os estudios perceberam o potencial do VHS e da venda de filmes para TV. Filmes passaram a seguir uma certa “fórmula”, com roteiros claramente pensados para obedecer até aos intervalos para os comerciais de TV.
Hoje, o cinema é feito por encomenda. E claro que os grandes estúdios buscam investir em retorno garantido: como as adaptações de HQs, filmes romanceados para adolescentes, comédias pastelões e séries de TV, refilmagens, filmes que copiam outros filmes, com os mesmo atores, a mesma música, o mesmo estilo. No Brasil, a nova moda são comédias de estilo televisivo.
Até o chamado “cinema alternativo” sofre com isso. É só ver como o modelo de um filme de arte está se repetindo.
A chamada globalização fez com que se você tirar o som de um filme argentino, de um francês ou de um alemão, fica difícil diferenciar, os estilos de parecem, a narrativa se parece e até a fotografia sempre muito “clean”.
Antes quando era possível distinguir a origem do filme pela sua estética, hoje isso passa batido.
Até os anos 70, as pessoas iam ao cinema como um momento único, pois dificilmente iria rever aquele filme. Por isso vemos depoimentos de tantas pessoas que diziam ir em várias sessões para o mesmo filme, hoje quando alguém se dispões a ir a um cinema para ver o filme (já que pode baixar antes) pode aguardar o dvd que é lançado pouco tempo depois do filme sair em cartaz, e vem até com cenas extras, bastidores e depoimentos do diretor e/ou atores.
O cinema agora sofre com a padronização e a crescente banalização do acesso aos filmes.
Claro que não podemos criticar isso, é algo inevitável e para os cinéfilos no Brasil por exemplo que demora uma barbaridade de um filme estrear, ou as vezes nem isso, não há outro jeito, além do que fez com que mais pessoas se interessassem em ver filmes por conta desse acesso facilitado, além de ser fantástico dar dois cliques no mouse e baixar a obra completa de Bergman ou Kurosawa.
O que percebo é outra coisa os filmes estão mudando. E não foi para melhor. Basta ver a lista dos mais vistos e notar. Ou os últimos lançamentos dos filmes nacionais, é de dar medo e constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário