sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PICASSO

Um dos pintores mais famosos do século XX, nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Picasso. Seu talento para o desenho e as artes plásticas foi observado desde sua infância. Destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica.

Sua vida e obra se entrelaçam de forma indissolúvel. As suas mulheres e a sua arte estão inextrincavelmente misturadas. O surgimento de uma nova parceira frequentemente sinalizava uma mudança de direção artística. Um homem de fases: Na Fase Azul (1901-1904) o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados da sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907) suas obras ganham uma conotação lírica. O Período Africano (1907-1909) foi inspirado pelas esculturas ibérica e africanas. Pintou Les Demoiselles d'Avignon, um dos grandes trabalhos da arte cuja característica principal é a desconstrução da realidade humana. Foi o trabalho mais importante em direção ao desenvolvimento do cubismo e da abstração.
o Quadro Demoiselles d'Avignon (1907), que prenuncia o cubismo, nota-se a influência da escultura ibéricas e negras

Com a sua participação na montagem de ballets, Picasso começa a desenvolver em sua pintura temas extraídos da Commedia dell' Arte. Em 1919 assume formas realistas.

Em 1937, no auge na Guerra Civil Espanhola pinta o seu mural mais conhecido: Guernica. Comunista militante, apoiou os combatentes que defendiam a República Espanhola, finalmente derrotada pelas tropas do General Franco na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Jurou jamais pisar o solo espanhol "enquanto lá existisse a ditadura franquista". Talvez tenha sido essa a sua grande tristeza: cumprir seu juramento e nunca voltar à Espanha.

Na década de 1940, como no início de sua carreira, apodera-se das esculturas primitivas, temas mitológicos. E na década de 1960 recria pinturas dos grandes mestres, como Manet, Murillo ou então a famosa releitura de Las Meninas, de Velázquez.

A sua intensa obra deixou um legado que por muitas décadas ainda dará espaço a explorações. "Meu destino é o de trabalhar incansavelmente, sem cessar", e assim o fez. Faleceu em casa, na França no dia 8 de abril de 1973, aos 91 anos gozando de plena atividade artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário