domingo, 11 de dezembro de 2011

EVANGELIZAR NA TV

Assistimos a propagação de ditas religiões no meio de comunicação em massa, no caso a televisão. Quase que diariamente vemos novas denominações das chamadas igrejas evangélicas neopentecostais, e também anúncios e programas da Igreja Católica .
O Brasil que se diz um Estado laico está cada vez mais dominado por segmentos religiosos, muitos desses influenciam seus fiéis para votarem em seus candidatos a cargos políticos. Os programas de televisão ao invés de tentarem transmitir programas educativos , cada vez mais dão espaço a programas religiosos sem qualquer fiscalização sobre o que está sendo doutrinado. 
Assistimos quase que bestificados a manipulação dessas pessoas, que tão carentes de uma palavra de conforto ou de um estímulo entregam tudo que tem e até o que não tem, pois afinal Deus é fiel e dará tudo que eles precisam, como se Deus fosse algum tipo de banco por exemplo. 
O discurso é sempre o mesmo : o mundo atual esta perdido, nossos jovens estão sem rumo, vazios de Deus e fé. Todos têm o livre arbítrio e caso alguém sinta vontade de buscar “Deus” opções de igrejas não vão faltar e o local ideal para a exibição de idéias religiosas é em qualquer lugar, menos nos veículos de comunicação.
Creio ser inadmissível em um mundo hoje, um líder religioso como o Papa ainda dizer que é contra o uso da camisinha, seja para evitar filhos ou doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas o vírus HIV. Isso é de uma grande irresponsabilidade, só no Brasil, em 2010 morreram 12 mil pessoas de AIDS, acho que passou da hora de começar a própria Igreja a incentivar a educação sexual segura.
Isso é apenas uma questão, fora esses meios de evangelização que pregam perseguições religiosas como o espiritismo ou as religiões afro-brasileiras, pois tudo que é contrário ao que eles pregam é satanismo.
Quem não se lembra do episódio do “Chute na Santa”, em 12 de outubro de 1995, quando o bispo Sérgio Von Helder, no programa “O Despertar da Fé, da Rede Record, chutou e xingou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida
Um episódio vexatório que teve repercussão internacional , fora destruições de  templos de candomblé e até mesmo depredações de igreja católica como ocorreu no interior do Pará.
Desconheço uma religião que pregue ódio, todas pedem reconciliação e amar ao próximo, mas o que vemos são pessoas que induzem os outros a segregação, ao ódio e preconceito, o da bola da vez sem dúvida é contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, um país que se diz laico, se vê influenciado por esse tipo de debate por conta da bancada religiosa.
São tantos casos absurdos que mostram como a doutrinação e evangelização são nocivas aos princípios que regem as concessões a rádio e TV. 
Mesmo em programas que não têm foco nas religiões ocorrem esse tipo de discriminação, como em episódios em que o apresentador Datena disse que “os ateus são criminosos”, o que denota uma lamentável incitação ao preconceito e ao ódio.
Acho que passou da hora de haver uma fiscalização sobre esses programas e mais que na hora do Brasil oficialmente virar um país laico e que cada um tenha o direito no mínimo de acreditar ou não e viver feliz com a sua escolha.  

Um comentário: