sábado, 24 de dezembro de 2011

HAPPY BIRTHDAY AVA GARDNER

HAPPY BIRTHDAY AVA GARDNER
Ava Lavinia Gardner, nasceu dia 24 de Dezembro de 1922 e faleceu dia 25 de Janeiro de 1990. Filha de camponeses pobres que ganhavam a vida construindo casas de madeira, Ava nasceu na véspera de Natal de 1922, em Smithfield, uma comunidade rural no estado americano da Carolina do Norte. Era a caçula dos sete filhos de Mary Elizabeth e Jonas Gardner. Aos 17 anos Ava foi visitar Beatrice, sua irmã mais velha que vivia em Nova York com o marido. Sem maiores intenções, deixou-se fotografar no estúdio do cunhado Larry Tarr e uma foto ficou exposta na janela. Um caçador de beldades viu a foto e logo ela seria convidada para ser modelo e faria um teste nos estúdios da MGM, o que lhe rendeu o primeiro contrato no cinema em 1941. Pouco tempo depois, casou-se com o ator Mickey Rooney (As Pontes do Rio Toko-Ri, 1954, O Corcel Negro, 1979), de quem se separou depois de um ano e uma semana. O primeiro papel de destaque foi ao lado de Burt Lancaster interpretando a sensual Kitty Collins em Os Assassinos (1946).

Engatou o segundo casamento, desta vez com o band-leader e clarinetista Artie Shaw, um colecionador de atrizes (Lana Turner, Evelyn Keys...). A união não durou mais do que oito meses. O mais belo animal do mundo, como foi chamada em uma campanha publicitária, parecia ter encontrado o amor de sua vida nos mais belos olhos azuis do mundo, os de Frank Sinatra. Casaram-se em 1951 mas o ciúme de ambos alimentava constantes brigas e levou-os ao divórcio em 1956. Antes do auto-exílio, Ava foi indicada ao Oscar de melhor atriz, em 1953, pelo papel em Mogamo, estrelado ao lado de Clark Gable e Grace Kelly, e protagonizou A Condessa Descalça,em 1954. Depois que deixou os Estados Unidos nunca mais morou no país, embora aparecesse por lá a trabalho ou em visitas à família. Talvez preferiu a mudança para ficar longe de Sinatra, ou talvez por ter sido vítima do Macarthismo, perseguição aos comunistas ordenada pelo senador americano MaCarth, nos anos 50, no auge da Guerra Fria. Depois que sua carreira declinou nos anos 60, a bela Ava mudou-se para Londres, onde passou seus últimos dias, quase anônima, e freqüentemente alcoolizada.
Em 1990, aos 68 anos, morreu por causa de uma pneumonia e foi enterrada na terra natal Smithfield, onde hoje existe um memorial em sua homenagem
Nunca mais se casou nem teve filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário