quinta-feira, 6 de setembro de 2012

JAMES DEAN REVISITADO


Nesse mês de setembro, completa-se 57 anos de morte do ator James Dean (8/2/31 – 30/9/55), o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, sedia mostra sobre o eterno “rebelde sem causa”, morto com apenas 24 anos de idade.
O evento contará com exibição de filmes – de sucessos cinematográficos e telefilmes estrelados por Dean a documentários e cinebiografias – e exposição com fotografias, objetos inspirados no ator e uma litogravura de sua autoria.

Apesar do extenso trabalho que teve na televisão, Dean só ganharia maior notoriedade após estrelar o longa Vidas Amargas, adaptação cinematográfica do romance A leste do Paraíso, de John Steinbeck, dirigida por Elia Kazan em 1955 – que lhe renderia uma indicação ao Oscar de melhor ator. No mesmo ano, ele ganha o papel pelo qual seria lembrado até hoje: o adolescente rebelde Jim Stark do filme Juventude Transviada, dirigido por Nicholas Ray.
Juventude Transviada foi o primeiro a retratar o adolescente de forma real. Até então, o rebelde vinha sempre de uma família desestruturada, de algum problema social, mas os jovens de filme de Ray eram todos de classe média, com mãe e pai. Os jovens se identificaram com aquilo”, comenta o curador da exposição Mário Abbade sobre o sucesso do filme que Dean não chegaria a ver na grande tela – Juventude seria lançado quase um mês depois de sua morte, assim como Assim Caminha a Humanidade, de George Stevens, lançado somente em outubro de 1956.


Eternamente Jovem – Retrospectiva James Dean
Onde: CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66
Quando: 4 a 23 de setembro
Quanto: R$6
Info: (21) 3808-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário