domingo, 16 de outubro de 2011

JEAN ARTHUR

JEAN ARTHUR
Gladys Georgianna Greene, mais conhecida como Jean Arthur, nasceu em Plattsburg, Nova York, dia 17 de outubro de 1900 e faleceu em Los Angeles, dia 19 de junho de 1991. Ficou bastante conhecida por conta das comédias românticas que participou.
Arthur estreou no cinema mudo com o filme Cameo Kirby (1923) a partir de então protagonizou diversos filmes mudos e com a chegada do cinema falado, ficou famosa principalmente pela sua peculiar voz nasalada. Em 1935, protagonizou junto com Edward G. Robinson o filme O Homem que Nunca Pecou, a partir daí ela passou a ser uma atriz bem popular.
Em 1936, contracenou com o galã Gary Cooper, no filme O Galante Mr. Deeds, dirigida por Frank Capra. Em 1939, protagonizou outro filme de Capra, A Mulher Faz o Homem, filme que consolidou sua carreira.
Em 1943, Arthur foi nomeada ao Oscar de melhor atriz pelo filme, Original Pecado. Foi uma das atrizes cogitadas para o papel de Scarlett O'Hara, no filme E O Vento Levou...
Sua carreira começou a entrar em declínio no final da década de 40 e ela resolveu parar de filmar. Seu último papel foi no clássico filme de faroeste Os Brutos Também Amam (1953).
Depois de sair do cinema, Arthur começou a ensinar interpretação no Vassar College. Retornou brevemente para frente das câmeras no final da década de 60 em uma comédia televisiva. Morreu aos 90 anos em sua mansão na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário