domingo, 6 de novembro de 2011

5 dicas para ajudar na sua apresentação

Conte uma história: Para se apresentar tenha preparado um roteiro com  início, meio e fim, para ajudá-lo a não perder o foco durante a sua narrativa.  A primeira parte tente fazer uma pequena apresentação sua, e deixe bem claro sobre qual assunto você vai abordar. Logo em seguida, é hora de mostrar as palavras-chaves, sempre bem amarradas ao problema que você está disposto a solucionar. No final, é preciso perceber se sua audiência aprendeu alguma coisa e compreendeu como você está propondo a resolver o problema em questão. 


Menos é mais: Se for apresentar slides, que estes sejam objetivos, com poucas informações, gráficos e imagens, lembre a atenção da platéia deve estar em você e não nos slides, que são só um complemento para a sua apresentação. Normalmente achamos que com bastante informação nos slides damos a entender que pesquisamos bastante ou que dominamos o assunto, a impressão é que você quer falar pouco e deixar que os slides façam tudo por você.  Lembre-se mantenha seus slides simplificados e mostre uma imagem para cada ideia apresentada.  


Branding é fundamental: se  for para a apresentação em uma empresa, de um produto, para a escola, lembre-se de sempre colocar a logo em todos os slides ou ainda manter a cor da logo para reforçar a seu público o que você está apresentando e ligá-lo imediatamente a empresa, ao produto, etc. … Trate sempre a sua apresentação como uma estratégia de marketing.


Dê um tempo: segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Tennessee, as pessoas começam a se distrair em uma apresentação vinte minutos depois que ela começa. Ou seja, se precisar de mais do que isso, tente dar uma pausa. Aproveite para perguntar se alguém tem alguma dúvida, tente colher um feedback nesse momento. Tente interagir com a platéia.


Ensaie. E ensaie de novo: no final das contas, uma apresentação bem sucedida depende muito da habilidade de  atrair (e manter!) a atenção das pessoas. Os slides devem ser apenas uma extensão da sua perfomance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário