segunda-feira, 28 de maio de 2012

ATIVIDADES CULTURAIS

Maio 26, 2012

  • O grupo Racionais MC’s gravou partes de um vídeo no  prédio Marighella localizado na Cracolândia de São Paulo e ocupado  pelos sem teto. O local está em conflito entre os moradores, que estão  a poucos dias de conseguir o imóvel pelo usocapião, com 5 anos de  posse, e autoridades que defendem o proprietário (que por sua vez não  paga o IPTU há anos). Com 1.300 pessoas na ocupação o Racionais foram  dar apoio ao grupo sem-teto, que pode ser expulso com a mesma  truculência usada em Pinheirinhos. Estamos neste apoio pelo povo e sua  terra de direito.

  • O Museu de arte moderna da Bahia (MAM-BA) traz para o brasil a mostra  ‘Remue-ménage’que mistura artistas suíços e brasileiros em projeto  interativo.Estarão presentes intervenções, performances, encontros e  oficinas de artistas brasileiros e suíços, movidos por questões acerca  da arte contemporânea. Além disso algumas obras tem um tema comum: as  relações de gênero e o feminismo. Artostas como Adailton Santos e  Esther Maria Jungo terão trabalhos expostos até o dia 22 de julho com  entrada gratuita.

  • O Museu Memorial da Navegação em Belém do Pará está com uma exposição  em cartaz pela última semana. Trata-se de Mangal das Garças que reune  10 fotografias de quatro fotógrafos paraenses: Alexandre Lima, Armando  Queiroz, Geraldo Ramos e Rafael Araújo. A idéia é mostrar a relação do  homem com o rio, e a natureza.

  • O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro inaugura nesta  terça (29) a exposição “Amazônia – Ciclos de Modernidade” que fica em  cartaz até 22 de Julho. A idéia é apresentar a cultura amazônica por  meio de sua arte, arqueologia, história e urbanismo, usando a  tecnologia para envolver o público.
  • O Museu de Arte de São Paulo (MASP) traz até o dia 15 de julho a mostra “Amedeo Clemente Modigliani: Imagens de uma Vida” que conta a vida e obra do italiano. Com 61 obras de Modigliani e sua mulher Jeanne Hébuterne, a mostra traz também manuscritos, cartas e fotografias. Depois do Masp a mostra segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
  • Rabin Ajaw. Calma, isto não é uma ofensa. É o nome da exposição que  ocorre a partir desta terça (29) no Centro Cultural Banco do Brasil.  Rabin Ajaw são os rostos, expressões, ritos, materiais, mitos e peças  de vestuário que retratam a origem e a cultura maia da Guatemala. 
  • A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou nesta semana o PL  556/07, que vai permitir às rádios comunitárias receberem recursos do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para aquisição de  equipamentos, modernização das instalações ou para a produção de  programas culturais e educativos, assim como cursos de formação  profissional. Além disso com a aprovação de outra PL, a 629/11, as  rádios comunitárias poderão receber. Sintonize comunidades.

  • A partir desta segunda (27) e até o fim da semana a cidade cosmopolita  de  São Paulo vai celebrar a cultura e as tradições das diferentes  comunidades imigrantes na Festa do imigrante. Com atividades  diversificadas como espaço infantil, intervenções cênicas, distribuição  de impressos com curiosidades sobre diferentes idiomas, culinária show,  oficinas de artesanato. A festa ocorre no Complexo da antiga Hospedaria  de Imigrantes na Mooca,e contará também com o espaço do Cine Imigrante  que apresenta longas como “O ano em que meus pais sairam de férias” de  Cao Hamburger; Baile Perfumado de Lírio Ferreira e Paulo Caldas; “Um  Passaporte húngaro” de Sandra Kogut; e curtas como “Avós de Michael  Wahrman, “Chá verde e arroz” de Olga Futemma; Dov’é meneghetti” de Beto  Brant e Lampião, o Rei do cangaço de Benjamin Abrahão.

  • A Cinemateca Brasileira em São Paulo exibe até o próximo fim de semana  a mostra “Mestres do cinema Mexicano” que traz com entrada franca  grandes clássicos ainda pouco conhecidos do público. Destaque para A filha do engano, El gran calavera, A ilusão viaja de trem, Nazarin  e  Subida ao céu todos de Luis Buñuel. Haverá também uma parte dedicada ao  lutador El Santo em cinemas como Anónimo mortal, de Aldo Monti; Santo y  Blue Demon contra los monstruos, de Gilberto Martínez Solares e Santo  contra las lobas, de Jaime Jiménez Pons e Ramón Obón.


  • A Cinemateca Brasileira exibe a partir da próxima sexta (1) a  “Docpoint- mostra de documentários finlandeses” que ficará até o  próximo domingo (3). Na programação docs como Como se apanha frutos  silvestres  de Elina Talvensaari; Crianças de guerra de Erja Dammert; Entre sonhos de Iris Olsson; Eternamente teu de Mia Halme e O vapor da  vida de Joonas Berghäll e Mika Hotakainen.

  • Os sapos coacham, Freud explica, e a Cinemateca Brasileira traz um  ciclo de cinema e psicanálise com “Tradição invenção” que começa neste  domingo (27) e vai até outubro.Sempre as 18 horas do domingo, o ciclo  será inaugurado no dia 27 de maio com a projeção da série de 3 partes  Imagens do inconsciente, dirigida por Leon Hirszman que registrou o  trabalho da psiquiatra Nise da Silveira e a arte produção, e serão  exibidas uma a cada domingo.

  • O movimento BaixoCentro pretende organizar uma festa junina no finado  Elevado Costa e Silva, o Minhocão. Em parte da  programação homenageará o centenário de Luiz Gonzaga e terá contação de  histórias, artistas de rua encenação de folclores juninos, além de um  enorme casamento coletivo. A festa está prevista para 1º de julho das  15h às 22h. Com muita festa e atividades de associações, centros  culturais,entre outros para estourar as veias do coração paulista.

  • A Oi Futuro de Belo Horizonte apresenta nesta terça (29) a exposição Palavraimagem às 19h de Rogério Fernandes, artista mineiro/nordestino,  que vai contar ao público sobre suas criações em superfícies múltiplas, que levam arte para ambientes até então pouco explorados por artistas convencionais.  Então se liga que a entrada é aberta a todos…


  • A louvável Beatriz Moreira Costa, Mãe Beata de Yemanjá, foi convidada  pelo Itamaraty, e pela Organização das Nações Unidas (ONU), para abrir  a Conferência do Fórum das Mulheres da ONU, jundo com algumas chefes de  estado no dia 19 de junho no Rio de Janeiro. Mãe Beata lançou em  Fortaleza no Theatro José de Alencar seu livro  “Caroço de Dendê – A Sabedoria dos Terreiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário