domingo, 17 de junho de 2012

Anthon Van Rappard


Anthon Gerhard Alexander, ridder van Rappard, mais conhecido como Anthon Van Rappard, foi um pintor, esbocista, gravurista e artesão holandês. Ele teve uma carreira curta, mas com trabalhos bastante premiados.
Nascido no dia 14 de maio de 1858 em Zeist, proveniente de uma família nobre, foi desde cedo encorajado a se tornar um artista. Rappard, em 1876, ingressa na Acadêmia de Belas Artes em Amsterdã e quatro anos depois passa para a Escola de Belas Artes de Bruxelas.Posteriomente se muda para Paris onde estuda com o pintor Jean-Léon Gérôme e Lawrence Alma-Tadema. De volta à Bélgica ele executa vários esboços do hospício de Utrecht. 
Em 1883, ele conhece Vincent Van Gogh, em Nuenen e os dois dividem por um tempo um atelier.   Van Gogh e Rappard trocaram correspondênica entre entre outubro de 1881 e agosto de 1885. Durante este tempo Rappard sempre sempre tecia críticas as obras de Van Gogh que o considerava um mentor e o apreciavam, entre outras razões, por seu engajamento social. 
Em 1885 a amizade com Van Gogh foi abalada devido uma crítica dura de Rappard ao quadro “Comedores de Batata” feito por Van Gogh, que pediu que retratasse. Mesmo com as desculpas de Rappard a amizade nunca mais foi a mesma.
Rappard foi um pintor muito envolvido com o mundo da arte holandesa. Em 1886, ele entra no grupo de pintores de Amsterdã ” Arti et Amicitiae” e dois anos depois no Pulchri Studio em Haia. Ele ainda participou dos grupos de pintores "Arte é a nossa meta", L’essor, e a Sociedade Kunstliefde de Desenho e Pintura.
Van Gogh e Van Rappard usavam em 1884, um paleta similar: bastante escura com vários pigmentos de terra. Em muitas pinturas Van Rappard usa um pouco de sulfato bárico. Isto é um enchimento que provavelmente era adicionado por quem fazia a tinta. Além disso eles também aplicavam a tinta em maneira similar. Eles estavam muito interessados nos príncipios da teoria da cor do começo do século XIX. 
Os pigmentos escuros eram misturados com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) ao invés de mistura de pigmentos branco, preto e marrons usados no século anterior. Posteriormente Van Gogh escreveria: “uma das melhores coisas dos pintores deste século é pintar com cores escuras”. Rappard teve um grande treinamento nas técnicas de pintura, porém ao contrário de Van Gogh, pensava que o motivo era mais importante que a técnica. Comparando com Van Gogh, seu estilo era mais leve e menos pronunciado do que as acentuadas pinceladas do amigo.
Rappard faleceu no dia 03 de janeiro de 1892, em Santpoort e suas obras hoje possuem um alto valor de mercado.

 

Atelier do Artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário