sábado, 2 de junho de 2012

A AURORA DA CRIATIVIDADE HUMANA


O cérebro dos primeiros hominídeos evoluiu junto com as mudanças no seu corpo. Foram esses os primeiros primatas - ancestrais de nossa espécie, Homo Sapiens - a ficar em pé e andar pelas planícies africanas. Enquanto os pés e pernas se reforçavam para correr, as mãos, com a oposição dos polegares, se especializavam para pegar com mais firmeza as frutas e a caça. Passados vários milênios, os seres humanos evoluíram, passaram a viver em sociedade, inventavam ferramentas e armas e passaram a dominar a Terra.

Cerca de 20.000 anos, os nossos ancestrais passaram a reproduzir seu cotidiano, crenças e símbolos em imagens, desde sempre usamos a arte como forma de mensagem dos nossos desejos ou apenas como uma expressão da nossa realidade.
Em diversas regiões do planeta e num intervalo de tempo muito próximo, surgiram as primeiras pinturas e inscrições em pedra.
Nas cavernas no sul da França e no norte da Espanha, foram pintados animais, como cavalos bisões e mamutes, em movimento ou abatidos. Há ainda, cenas de mãos impressas na rocha, como forma de assinatura, um testemunho daquelas pessoas ali. No Brasil temos na Serra da Capivara no Piauí, vemos uma maior representação do cotidiano, como danças ritualísticas, cenas de caça e representações de animais.
A produção dessas imagens pressupôs a observação investigativa do mundo, a invenção de técnicas e materiais que permitissem sua realização e dotar de significados aquelas representações - processos que até hoje se somam àquilo que podemos chamar de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário