terça-feira, 5 de junho de 2012

UM HERÓI TRANCAFIADO

Reportagem de 2003 para a BBC da jornalista Olenka Frenkiel. Logicamente o documentário está um pouco datado, mas ainda é relevante para mostrar os privilégios que Israel tem e que nenhum outro país parece ter, e como nesse país que se diz democrático, trancafiaram um homem que deveria ser visto por todos como um herói.

Arma Secreta de Israel é um documentário que conta a história de Mordechai Vanunu, que em 1986 denunciou a existência de armas de destruição em massa que estava sendo fabricadas clandestinamente em Israel. Vanunu foi raptado em Roma pelo serviço secreto israelense, julgado secretamente e sentenciado a 18 anos de prisão pelo seu Governo, dos quais 11 foram passados em isolamento.
Tendo sido transmitido pela primeira vez em 2003, poucos dias antes do início da invasão dos EUA ao Iraque, justamente alegando que esse país possuía armas de destruição em massa. 
Este é um importante documentário que nos mostra a verdadeira face dessa suposta "única democracia do Oriente Médio". 
Graças a Vanunu hoje sabemos que Israel tem um programa nuclear bastante avançado, calculando-se que o país possui um arsenal nuclear com cerca de 100 a 200 bombas atômicas, as quais, nunca foram inspecionadas pela comunidade internacional.
Este é um dos poucos documentários realizados sobre o assunto e que nos revela também o secretismo existente na sociedade israelita em todos os seus setores.
Agora se hoje trocarmos a posição do Iraque e colocarmos o Irã, por que há tanta cobrança em cima do Irã e não há o mesmo com Israel? Dois pesos e duas medidas. Claro que Ahmadinejad é um desvairado, mas Israel que lança campanhas ferozes contra o Líbano e a Palestina não poderá um dia vir a usar desse poderio? 
Não podemos tolerar segredos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário