segunda-feira, 25 de junho de 2012

SABER A HORA DE TER FILHO

Brasileiro adora ter filho, e talvez por isso faz filho na maior irresponsabilidade, sem pensar nas consequencias depois. Quem já não se acostumou ao ver meninas cada vez mais novas grávidas, mesmo a maioria tendo que arcar com a responsabilidade sozinha, sempre rola o papinho de "filho é uma benção" etc..
Vemos não só no Brasil mas no mundo o crescimento demográfico aumentar sem controle, sem o mundo estar preparado para tanta gente. O maior problema é como gerar tanta comida, tantos recursos naturais, tantos empregos. Pior que muitos desses jovens sem recursos vão ter filhos sem recurso, sem preparo, sem boa formação, lotando ainda mais as cidades, congestionando ainda mais as periferias e perpetuando os nossos problemas.
Está mais que na hora de acabar com a hipocrisia e ter uma educação sexual nas escolas, se não pode ter filhos, evite! Campanhas de comunicação, distribuição de camisinhas, tudo isso para ver se essa moçada controla os hormônios e pense nas consequencias de uma criança. Há pessoas que defendem o aborto, eu não defendo, só em caso de risco à vida ou em caso de estupro.
Mas há quem diga que em certas regiões dos EUA onde o aborto foi legalizado no início dos 70, houve uma queda no índice de criminalidade no meio dos 90, mães que não tem estrutura e condições de ter filho e que não os deixam a própria sorte, criados na rua, façam o aborto, uma vez que as meninas ricas bem tratadas já abortavam ilegalmente em clínicas caras.
Tirando as ameaças de fogo eterno para as mulheres que praticam o aborto vale lembrar onde o aborto é legalizado o número da prática aumenta mas sem risco de saúde para as mães ao contrário onde é ilegal e mulheres arriscam suas vidas nas mãos de verdadeiros açougueiros. Em alguns países da Europa virou até um problema: não nasce criança... bem, problema em termos, porque os jovens lá a maioria está desempregada.
Por conta da estupidez das pessoas que são estúpidas e não se cuidam, sem pensar nos gastos de um rebento.
O custo de ter um filho é alto. Quanto? Nos Estados Unidos, agora se sabe ao certo. O departamento de Agricultura fez a conta. O Washington Post divulgou:
- R$ 470 mil é quanto uma família americana de classe média gasta para criar um filho, até os17 anos (importante: cursando escola pública gratuita)
- o valor é R$ 800 mil, nas famílias de classe média alta para cima (rendimento familiar anual acima de cem mil dólares).
Esse preço subiu em média 23% desde 1960, segundo o governo americano. Vale lembrar que esses valores não incluem os anos de faculdade, depois dos dezoito.
No Brasil, os valores devem ser bem menos, aimda mais para as famílias pobres que não tem como arcar com cursos e esportes. No Rio uma creche, boa, não sai por menos de 500 por mês, fora material escolar...escola particular daí para cima de mensalidade, fora aparelho pros dentes, inglês, natação, futebol, ballet, video game, roupa, sapato, cinema, plano de saúde, celular, computador, etc.. .
Temos que saber gerir bem os recursos do mundo para sustentar tanta gente. Temos que ser realistas, está na hora de termos menos crianças, para que elas sejam mais bem tratadas.
Eu acho ótimo crianças, mas crianças sendo bem educadas, com amor e atenção, não jogadas nas esquinas fumando crack. É preciso ter a cabeça no lugar para saber a hora de ter filho e claro dinheiro para a empreitada. Porque afinal, criança não é problema e sim solução .

Nenhum comentário:

Postar um comentário